Análise exploratória dos dados do Peditório Nacional para a Liga Portuguesa Contra o Cancro no concelho de Santo Tirso

Em parceria com o Rotaract Santo Tirso, desenvolvemos uma análise exploratória dos dados do Peditório Nacional para a Liga Portuguesa Contra o Cancro em Santo Tirso, com sugestões de melhorias para o processo de recolha de fundos, que permitiram o aumento da credibilidade da Rotaract como entidade dinamizadora deste peditório.

rotaract_site_Prancheta 1

O Rotaract Club é uma iniciativa sem fins lucrativos da ONG Rotary International, composto por jovens entre os 18 e os 30 anos de idade, que se dedica à prestação de serviços, tanto a nível local como internacional, assim como ao desenvolvimento profissional e pessoal dos respectivos membros.

Objetivos

Realizar uma análise exploratória dos dados do Peditório Nacional para a Liga Portuguesa Contra o Cancro;

Identificar estratégias para melhorar o processo de recolha de fundos.

Equipa

Lead Team DSSG PT & Maker

Maker

Maker

Presidente Rotaract Santo Tirso  (Ano Rotário 2018/2019)

Resultados

1 – Criação de um heatmap com informação sobre o valor recolhido por freguesia do concelho de Santo Tirso, normalizado pela população;
2 – Relatório profundo de análise aos resultados financeiros e demográficos de cada ano de recolha de fundos, com sugestões de melhorias a apresentar às autarquias;

O Relatório permite ao Rotaract Santo Tirso uma melhor exposição dos resultados financeiros do seu Peditório Nacional junto dos autarcas de cada freguesia. Isto permite um processo de tomada de decisão quantitativo e informado, que se espera resultar numa maior alocação de recursos pelas autarquias ao Peditório.

Métricas

 

Não foram definidas na altura.

 

Medição de Impacto (Março 2020)

A análise feita permitiu ao Rotaract interpretar melhor os resultados obtidos por cada freguesia no Peditório. Por exemplo, a comparação, entre freguesias, do valor angariado por habitante nunca tinha sido feita e permitiu-nos avaliar melhor a “performance” de cada freguesia.
As visualizações permitiram ao Rotaract comunicar de forma mais impactante os resultados de cada freguesia aos respetivos Presidentes de Junta. As comparações feitas permitiram apelar mais diretamente ao sentido crítico e de responsabilidade de cada Junta de Freguesia.
A análise relativa à performance dos voluntários, tendo em conta a sua idade e género, revelou-se importante para “mostrar” e motivar a contribuição dos voluntários mais velhos, que são quem mais contribui mas também quem tem mais tendência a desistir de participar com o avançar da idade.
De uma forma geral, possuir esta análise e as respetivas visualizações aumentou a credibilidade do Rotaract enquanto entidade dinamizadora do Peditório Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro em Santo Tirso.