Estado: Em desenvolvimento

Beneficiário: Já T’Explico

Missão do Beneficiário

Já T’Explico é uma organização de estudantes universitários da Academia do Porto que dá apoio educativo gratuito a crianças e jovens, do 5o ao 9o ano de escolaridade, com menos possibilidades financeiras e apoio familiar. Os seus maiores objetivos são combater o insucesso escolar, fomentar o gosto pela cultura e o desenvolvimento do espírito crítico dos
jovens.

Descrição do Projecto

O actual processo de inscrição de novos instruendos na plataforma do Já T’Explico já contempla a recolha de um conjunto bastante vasto de indicadores sócio-económicos acerca do estudante, assim como um histórico do seu desempenho escolar (que é mantido e actualizado ao longo da permanência do instruendo nas sessões do Já T’Explico).

Ao perceber concretamente quais os factores que determinam o sucesso escolar dos seus instruendos, o Já T’Explico conseguirá desenhar programas de apoio mais customizados ao perfil específico de cada jovem. Isto será particularmente útil aquando da entrada de um novo instruendo e cada vez mais importante à medida que a organização escala e o número de instruendos cresce.

Assim, numa primeira análise, pretende-se perceber quais os factores mais determinantes do insucesso escolar, e eventualmente, através do desenvolvimento de modelos de previsão, conseguir associar a cada nova entrada na organização um factor de risco relativo ao insucesso escolar.

Objectivos:

Partindo dos dados actualmente já recolhidos pelo Já T’Explico acerca das condições sócio-económicas dos seus instruendos, bem como dos registos do seu desempenho escolar prévio e da evolução dos mesmos, identificar quais os factores que mais influenciam esse mesmo desempenho e determinam o sucesso/insucesso escolar.

Equipa de Voluntários:

Data de arranque: julho de 2019