Avaliação e comunicação do impacto social da Revista CAIS em Portugal.

Sumário: A DSSG PT vai ajudar a Revista CAIS a medir o impacto social da revista nos vendedores, com base em dados recolhidos sobre o perfil do vendedor, as suas vendas e a forma de investimento do dinheiro recebido. Sabe mais em baixo! 

Nome do Beneficiário

Associação CAIS – https://www.cais.pt/

Nome(s) do(s) Responsável(eis)

DSSG PT: Ana Ferreira e Filipa Castro

CAIS: Nuno Carmo (Coordenador Centro CAIS Porto) e Inês Braizinha (Coordenadora Gabinete de Comunicação, Marketing e Fundraising)

Voluntários:

Pedro Moura  – Project Manager

João Brandão – Tech Lead

Guilherme Cardoso – Maker

João Palmeiro – Maker

Jorge Lopez Perez – Maker

Data de Início

Junho de 2020

Breve descrição do Beneficiário

A Associação CAIS tem como missão contribuir para a melhoria global das condições de vida de pessoas social e economicamente vulneráveis, em situação de privação, exclusão e risco. O seu trabalho desdobra-se em vários Projetos, incluindo a Revista CAIS, o CAIS Recicla ou o PLAY, e tem como objetivos:

  • Promover a integração social de pessoas em situação de pobreza e/ou exclusão social, através de metodologias de capacitação para a aproximação ou regresso ao mercado de trabalho, ajudando-as a recuperar a autoestima, competências e o seu lugar de direito na sociedade;
  • Promover parcerias com empresas, outras organizações com e sem fins lucrativos, nacionais e internacionais, fomentando a responsabilidade social através da empregabilidade, criando e participando em redes de partilha de conhecimento, de inovação e de empreendedorismo sociais;
  • Promover a reflexão e identificação de soluções sociais adequadas e justas para os mais carenciados, envolvendo as comunidades locais e a sociedade civil, em prol de uma sociedade mais próxima, justa e solidária.

Objectivo do Projecto

O objectivo deste projecto é medir o impacto social da Revista CAIS nos seus vendedores. Desdobra-se este objetivo principal em dois objetivos específicos, que têm, respetivamente, um impacto externo e um impacto interno para a organização:

  1. Perceber e quantificar o impacto da revista e comunicar esse impacto à sociedade, em jeito de Campanha.
  2. Analisar padrões ao nível do perfil dos vendedores e/ou o seu sucesso de vendas que possam eventualmente identificar problemas e/ou apoiar decisões internas futuras.

O foco será analisar a evolução dos rendimentos dos vendedores da Revista ao longo dos anos, no sentido de se comunicar os resultados visualmente, através de Visual Storytelling.

Descrição do Projecto

A Revista CAIS é a primeira criação da Associação, e tem-se revelado uma importante estratégia de intervenção social para a capacitação e participação de cidadãos excluídos ou em risco de exclusão social. Pretende ser uma resposta temporária e ajudar na transição para a vida activa, sendo que 70% da receita das vendas reverte para os vendedores. Com os rendimentos que auferem a partir da venda de revistas, estas pessoas têm uma oportunidade de satisfazer as suas necessidades básicas, como comer uma refeição ou pagar um quarto, e sobretudo, de reconstruir a sua vida, procurar trabalho e manter uma actividade digna e valorizada durante esse processo.

Foram recolhidos pela Associação CAIS, ao longo dos últimos 7 anos, dados sobre o perfil do vendedor (sexo, idade, naturalidade, nacionalidade, escolaridade, empregabilidade, situação habitacional, agregado familiar e fontes de rendimento) e sobre a sua atividade no âmbito da revista CAIS (antiguidade no serviço, centro de distribuição ao qual se encontra alocado, o respetivo rendimento médio, o número de revistas vendidas por dia e os locais de venda), bem como informação sobre a forma como cada vendedor investia o dinheiro ganho com a revista (ex: pagar um quarto, pagar refeições, etc). Para além disso, estão à disposição dados mensais relativos à produção e venda da revista, tais como: tiragem, vendas por centro de distribuição, rendimento total e médio dos vendedores por centro de distribuição, rendimento da Associação CAIS e dos centros de distribuição e custos. Aproveitando o potencial desta base de dados, neste projecto pretendemos então medir o impacto social da Revista CAIS nos seus vendedores.

Tendo em conta este enquadramento, com a realização deste projeto de medição do impacto social da Revista CAIS pretende-se essencialmente atingir dois objetivos principais:

  1. Perceber e quantificar o impacto da revista e comunicar esse impacto à sociedade, em jeito de Campanha, com o intuito de contribuir para o aumento das vendas da Revista, de promover a redução do estigma no que diz respeito aos vendedores, e de, com isso, impulsionar o engagement da comunidade com a missão da CAIS.
  2. Analisar padrões ao nível do perfil dos vendedores e/ou o seu sucesso de vendas que possam eventualmente identificar problemas e/ou apoiar decisões internas futuras. Internamente, esta informação é útil na intervenção e orientação realizada com potenciais vendedores, visto que a Associação conseguirá usar a informação para promover o envolvimento destes no projeto, explicando-lhes de forma mais integrada o seu contexto e benefícios.

Produto Final

  • Relatório visual, com recurso a storytelling, descrevendo o impacto da revista CAIS nos vendedores e na sociedade. O formato de entrega, a ser definido, poderá ser uma página web, um blog post, ou um conjunto de visualizações/posters, por exemplo para uma campanha publicitária, que traduzam o impacto da revista.

Data de Entrega

A definir.