Caracterização e análise dos dados da Protecção Civil sobre fenómenos ambientais anómalos: o caso do Furacão Leslie.

Nome do Beneficiário: VOST.PT

Estado: a finalizar entrevistas.

Breve descrição do Beneficiário

A VOST Portugal tem como missão primária ser a extensão digital de comunicação das entidades oficiais em caso de fenómenos meteorológicos ou catástrofes naturais. Pretende também ser um canal de apoio à população, encaminhando as situações reportadas às autoridades competentes.

Objectivo do Projecto

O objectivo deste projecto prende-se na execução de uma análise dos dados da Protecção Civil e de outras autoridades no que diz respeito a fenómenos ambientais e incidências deles decorrentes.

O foco será maioritariamente em medir e caracterizar o impacto real do furacão Leslie. Com esta análise, pretende-se também sensibilizar a Protecção Civil e a sociedade civil em geral para o impacto e potencial da análise de dados na compreensão de fenómenos climáticos (nesse processo expondo as falhas significativas nos registos desses incidentes), assim como para a preparação da população e entidades distritais para futuras anomalias climáticas, uma vez que tais fenómenos são cada vez mais frequentes.

Descrição do Projecto

A Protecção Civil, como outras entidades, possui uma base de dados extensa e com histórico de vários anos no que diz respeito a fenómenos ambientais ou catástrofes naturais em Portugal. Possui também registos extensos quanto a outro tipo de acidentes que ocorreram no nosso país.

Aproveitando o potencial desta base de dados, neste projecto pretendemos fazer uma análise destes dados. Em geral, o objectivo seria de melhorar o entendimento deste tipo de anomalias climáticas e as consequências que delas advêm, assim como perceber se existem correlações relevantes entre fenómenos ambientais e outros acidentes em bases de dados que possam provar causalidade dos mesmos. 

Concretamente, o furacão Leslie ocorreu no dia 13 de Outubro de 2018 e tratou-se de um fenómeno climatérico anómalo em Portugal sem precedentes. Ainda não se sabe o valor real do número de eventos assinalados pela protecção civil causados e relacionados com este furacão. Pretende-se:

  1. Caracterizar através da produção de análises e visualizações nos formatos mais relevantes e descritivos e avaliar o impacto real do Leslie, tentando caracterizar o seu efeito nas horas seguintes em Portugal Continental.
  2. Analisar o processo de recolha de dados da Proteção civil e tentar identificar como seria possível melhorar este processo. 

Com a realização deste projecto, pretendemos produzir uma base de conhecimento relevante que a VOST Portugal possa depois utilizar nas suas campanhas informativas ou em futuros projectos, bem como sensibilizar a proteção civil e a sociedade para o potencial da análise de dados para prevenção de eventos futuros como o Leslie. 

Este é um projecto piloto e potencialmente precursor de uma variedade de projectos similares, focados noutros eventos climáticos anómalos que cada vez mais fustigam o nosso país.

Produto Final

  • Relatório/Apresentação com análise dos eventos relacionados com o furacão Leslie. Este relatório pretende:
    • Quantificar os eventos, tipo de eventos causados/relacionados pelo Leslie.
    • Identificar falhas no processo de recolha de dados (eventos ainda abertos, eventos mal sinalizados).
    • Cruzar análises com fontes de dados externas, nomeadamente recorrendo às notícias referentes ao Leslie.
    • Sugestão de melhorias neste processo de recolha de dados

Nota: Os pontos referidos, a desenvolver como produto final deste, Projecto dependem da quantidade e qualidade inerentes dos dados fornecidos pelo Beneficiário.