Como trabalhamos

Somos uma organização sem fins lucrativos que reúne trabalho voluntário com associações que beneficiam da utilização de dados nas suas atividades diárias.

puzzle_PT

Quem são os beneficiários

Instituições públicas, governamentais, privadas ou sem fins lucrativos que trabalham em projetos com impacto social 

Espera-se que estas instituições tenham:

Problemas a resolver

Os vossos desafios são o nosso ponto de partida. Procuramos resolver os problemas mais urgentes que podem beneficiar da análise de dados.

Recolha de dados ou potencial para recolher

Os conjuntos de dados contêm informações relevantes do vosso negócio. É a partir daí que obteremos informações ocultas.

DISPONIBILIDADE PARA COLABORAR

O sucesso do projeto depende muito do empenho do Beneficiário. (Ex: disponibilidade para esclarecer dúvidas, fornecer feedback).

Como podemos ajudar um beneficiário?

Optimize Resources

Os recursos são muitas vezes escassos para uma organização. Ao utilizar dados, pode-se gerir a atribuição de recursos de forma mais sensata.

Maximizar eficiência

Os dados têm o poder de trazer uma análise mais próxima da realidade. Os decisores podem tomar a melhor decisão, tendo em conta as circunstâncias num cenário futuro.

Aumentar o impacto

A missão de uma organização é a sua promessa. Os dados podem revelar o impacto que os seus programas estão a ter na comunidade ou área onde opera.

A tua organização precisa de um projeto de dados?

Parece que a tua organização precisa de um projeto de dados? Estamos sempre atentos a um novo desafio.  Deixa-nos aqui uma nota para ver se te podemos ajudar.

Queres fazer parte da diversão e criar impacto nos dados?

Aceitamos voluntários com todos os tipos de perfis. Não precisas de ser um cientista de dados, há muitas maneiras de te envolveres na utilização de Dados para o Bem. Podes encontrar mais informações abaixo!

Cronologia do Projeto

Eis como se estrutura a criação de um típico projeto com um novo beneficiário

Perguntas Mais Frequentes - Voluntários

A DSSG oferece projetos concebidos com e para instituições de caridade, organizações sem fins lucrativos e administração pública. Ocasionalmente, podemos oferecer projetos em parceria com empresas, se (e apenas se) o projeto não tiver objetivos de rentabilidade e impacto social significativo. Tentamos escolher beneficiários cuja missão esteja alinhada com pelo menos um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Na conceção de projetos, damos prioridade à criação de valor para o beneficiário. Dependendo do beneficiário, o valor pode ser encontrado em diferentes fases do pipeline da ciência de dados, pelo que cada projeto será único: enquanto um pode requerer muita limpeza e visualização/exploração de dados, outro pode ser sobre o desenvolvimento de modelos preditivos. O nosso compromisso de desenvolver resultados concretos é transversal a todos os projetos. Assim, desenvolver relatórios (interativos), aplicações web ou smartphones é quase um dado adquirido.

A equipa de um projeto voluntário da DSSG é constituída por um Chefe de Projeto (PL) e Criadores (Makers). Há um número variável de voluntários (até um tamanho máximo de equipa de 5 a 6 pessoas). Promovemos hierarquias de equipa muito planas e informais, pelo que pensamos no Chefe de Projeto como um moderador, em vez de um supervisor.

Cada pessoa obterá algo diferente desta experiência. Algumas pessoas destacam a oportunidade de usar as suas capacidades para causas de bem social, enquanto outras valorizam as oportunidades de networking e de partilha de conhecimentos com outros entusiastas dos dados. Os projetos são também uma ótima forma de adquirir novas competências no melhor dos ambientes de aprendizagem: o mundo real.

Para maximizar o sucesso da entrega do projeto e promover um ritmo de trabalho equilibrado, normalmente estabelecemos projetos com objetivos claramente definidos e durações estimadas de 2-3 meses.

Esperamos que os voluntários sejam capazes de dedicar 2-3 horas por semana a um projeto. Este compromisso semanal é, evidentemente, flexível: em certas semanas o projeto em si pode abrandar um pouco, enquanto que noutras pode ser extra ocupado com trabalho/escola/vida. Se estiver menos disponível numa semana específica, basta informar o seu Gestor de Projeto e a Equipa o mais rapidamente possível, para que possam planear com antecedência.

Sim. Algumas equipas trabalham totalmente à distância, enquanto outras combinam o trabalho face a face com o trabalho à distância (tendo em conta as medidas de segurança). Isto será discutido e decidido durante o recrutamento e o pontapé de saída do projeto. Independentemente disso, fornecemos ferramentas padrão da indústria para desenvolvimento e colaboração à distância (gestão de projetos), alojamento de códigos, rastreio de problemas, comunicação instantânea, videochamada, etc.).

Uma vez terminado o projeto, teremos uma sessão de feedback com o beneficiário. No prazo de 6 meses após a conclusão do projeto, iremos verificar com o beneficiário para avaliar de que forma beneficiaram do nosso projeto. Estes conhecimentos serão partilhados com todos os envolvidos no projeto.

Uma vez concluído o projeto, serás convidado a partilhar a tua experiência no Blog DSSG, escrevendo um post de blog colaborativo com a tua equipa e o beneficiário. És encorajado a partilhá-la nas tuas redes sociais. Serás também adicionado à equipa do projeto no website do DSSG e receberás um certificado desta experiência de voluntariado.