Identificação das causas e optimização dos tempos de espera para consultas veterinárias no hospital veterinário da AZP

Estado: em progresso

Beneficiário: Associação Zoófila Portuguesa (AZP)

Missão do beneficiário: 

A Associação Zoófila Portuguesa tem como missão prestar serviços de veterinária de qualidade a preços reduzido (ou mesmo gratuitamente se necessário). Gerem um hospital veterinário no centro de Lisboa, com cerca de 30 voluntários. A equipa de gestão está a full-time na associação, fazendo disso a sua actividade profissional, e no hospital trabalham bastantes médicos veterinários.


O impacto que também obtém com a sua acção é o de contribuir para a saúde pública e o de combater a sobrepopulação de animais através da esterilização.

Objectivos: 

O objectivo principal é perceber quais as razões que levam à existência de tempos de espera dos utentes pelas consultas e tratamentos de medicina veterinária e construir métodos de análise contínua para a gestão operacional do hospital (identificação de tipos – clusters – de clientes).

Descrição:

Só com uma análise detalhada será possível colmatar essa falhas e assim se poder tomar as melhores decisões de gestão operacional com o fim de melhorar o serviço entregue ao público em geral. Para tal, o projecto divide-se em duas fases:

1 – Análise exploratória dos dados e análise estatística para a identificação das razões e possíveis bottlenecks na operação diária (gestão de recursos);

2 – Identificação de tipos de clientes/patologia através dos métodos de Descriptive Analytics com o fim de, potencialmente, canalizar certos tipos de clientes para um modo mais eficiente de aconselhamento/tratamento;

Será necessário abordar várias questões acerca da gestão diária do hospital:

1- Existem algum tipo de animal/determinada patologia com mais probabilidade de aumentar o tempo de espera?

2- Existe correlação entre a altura do ano e os tempos de espera?

3- Investigar possíveis razões para os tempos de espera

4- Existem tipos (clusters) de clientes que atrasam mais as consultas?

5- Existem tendências de aumento/diminuição dos atrasos ao longo do tempo por veterinário e tipo de topologia?

6 – Existem reincidências visitas por dono? Existe algum padrão?

7 – Existem consultas onde só aconselhamento é recebido?

Entregas e Produto Final
Análise detalhada, em formato de relatório escrito digital PDF (ou link para o tal na cloud), onde se explica toda a análise dos dados acerca do tópico central do projecto – os tempos de espera, bem como a resposta às questões em cima levantadas;

Data de arranque: Fevereiro 2020